sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Aposta de Pascal derrubada

Acho que Richard Dawkins deve ser o cara mais ateu do mundo.  Apesar de descartar completamente a idéia divina judaico-cristã, tem outras idéias bacanas pra explicar alguns fenômenos interessantes. 

Por exemplo, Dawkins cunhou o termo "memeplexos", idéias que evoluem sob as mesmas regras da evolução biológica. Tudo começou em 1976 quando formulou o conceito de meme para designar unidades de informação cultural capazes de propagar-se entre mentes humanas de modo análogo àquele pelo qual genes se perpetuam em seres vivos. Estes emblemáticos conceitos são a tecnologia, a moda, piadas, factóides, as religiões. Todos considerados como complexo de memes, ou "memeplexos". Modéstia a parte, eu já havia levantado essa idéia ha muito tempo, de forma rudimentar, mas sozinho. 

Acho fascinante como uma idéia que é imaterial, pode, reproduzir-se de forma semelhante a organismos biológicos. Virus de computador não contém material biológico, mas se espalham ainda masi rápido que moléstias como variola e ebola. No conceito de Dawkins, as idéias tem em comum com os genes, as características fundamentais da evolução: variação, competição e, principalmente, a possibilidade de influir no processo evolutivo do ser e replicar a propria tese. 

O catolicismo, por exemplo, surgiu como uma variante do judaísmo. E, embora a Igreja Católica não goste muito de admitir, mudou bastante através dos tempos. Concorre com outros memeplexos --como os oferecidos pelos cultos evangélicos. No momento, está perdendo para eles, pelo menos no Brasil. Produz efeitos sobre as vidas das pessoas --que podem ser positivos, neutros ou negativos. Esses resultados ajudam ou atrapalham sua propagação. Uma religião que prescrevesse o sacrifício ritual de todos os seus membros aos 11 anos não duraria mais do que uma geração. Já uma que introduza hábitos de higiene ou induza à colaboração entre seus membros teria sua reprodução facilitada, pois adeptos seus viveriam e se reproduziriam mais do que os fiéis de credos menos "úteis".

Deixando a ideía dos memeplexos de lado, já que não tem nada haver com o vídeo que eu vou postar, começemos a falar sobre o que interessa no vídeo. 

Aqui Dawkins, ele próprio destrói com a "Aposta de Pascal". Como eu disse, Dawkins tem idéias bacanas, e com elas conseguiu destruir com a forma lógica mas imbecil de se convencer alguem a converter-se às religiões judaico-cristãs. A Aposta de Pascal, criada por Blaise Pascal, longamente apresentada no livro "Penseés", é um argumento que pode ser considerado calculista. Apesar de não ser um argumento direto a favor da existência de Deus tem a seguinte lógica de argumentos para convencer o comportamento humano de acordo com a existencia de Deus

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso;
Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada; 
Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada;
Se você não acretida em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo do inferno. 

Este argumento é uma maneira algo tendenciosa para se tentar convencer as pessoas da possibilidade da existência de Deus. Afirma que se deve acreditar no Deus judaico-cristão, porém existem milhares de outros Deuses a serem considerados como existentes ou não. É este o ponto onde Dawkins pega para implodir a Aposta de Pascal. 




Nenhum comentário: