terça-feira, 9 de setembro de 2008

O maior experimento da história

Estamos ha algumas horas do fim do mundo como o conhecemos. Às nove horas da manhã do dia 10 de setembro de 2008 (quatro da madruga em sampa), algum sujeito na suiça apertará um botão vermelho para iniciar o funcionamento do maior acelerador de partículas da história. A intenção é simular as condições do universo logo após o Big Bang (se isso mesmo existiu). Existem boatos de que a colisão entre prótons que ocorrerá no interior do LHC (sigla para Large Hardron Collider) será suficiente para criar um buraco negro capaz de engolir a terra toda.

Funciona da seguinte forma: Nos 24 quilômetros de extensão do LHC os cientistas irão acelerar partículas até uma velocidade iminente à da luz, ou seja, quase 300 mil quilômetros por segundo, e à uma temperatura de -271 graus Celcius. Não bastasse esse feito, ainda irão colidir as particulas aceleradas em sentido contrário, causando o choque que espatifará particulas menores para todos os lados. Essas particulas, restos de prótos colididos existem apenas por frações de segundos e os cientistas pretendem observá-las atraves de placas onde elas irão parar logo após a colisão e logo antes de desaparecerem.

Devido a intensidade da colisão, o aparelho irá de fato criar buracos negros, porém tão pequenos e que se fecharão tão rapidamente que não serão capaz de engolir um fio de cabelo sequer. Portanto não há risco de que o mundo como o conhecemos desapareça no sentido literal. Entretanto as revoluções da física e o entendimento que o LHC trará para o conhecimento humano de fato deixarão nosso tempo e e nossa vida na era jurássica assim que as descobertas tragam resultados práticos, o que acontecerá em alguns poucos anos. Entre as pesquisas, a que mais atiça a comunidade científica é a busca por uma partícular chamada Bóson de Higgs ou partícula divina. Segundo cálculos matemáticos essa partícula é a responsável por dar massa à matéria. A confirmação empírica da existencia do Bóson de Higgs, trará avanços para a ciência ainda inimagináveis.

Imagens do Bichano:

o circulo mostra a extensão do aparelho, ha 100 metros de profundidade na fronteira entre França e Suiça

parte do equipamento que impusionará as partículas

parte do detector de particulas onde os cientistas pretendem encontrar o Bóson Higgs
parte dos computadores que analisarão os dados das colisões

Segue um video em inglês explicando como funcionará o bichano:


Tá aí um link para assistir ao vivo a ativação do monstro:
http://webcast.cern.ch/index.html


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse será o nosso fim, certeza!