segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Psiquiatria, a Antropologia e o Profeta Candango

A classificação diagnóstica em psiquiatria sempre tem sido um desafio para a ciência médica. Justamente pelo fato de a psiquiatria envolver não só a biologia e a cultura no entendimento de suas doenças é que torna essa tarefa complicada.

Classificar como doença as formas de pensar e ser no mundo que fogem a padrões culturais é o que se tem feito desde a criação do DSM e CID. Por isso, pessoalmente acho mais interessante o conceito fenomenológico de doença mental, que como escrevi no post “O Dasein e o meu cachorro”, envolve a liberdade de escolha individual. Não que concorde plenamente, apenas me parece o mais adequado.

Achei um interessante artigo de antropologia da religião realizado por Luanna Barbosa e José Bizerril da Universidade de Brasília.

Diante da opção única de classificar o sujeito, objeto de estudo, apenas em critérios vagos de diagnóstico psiquiatrico, os autores expõem a fragilidade dos sistemas de classificação e a tendência dos mesmos em marginalizar o que é culturalmente diferente.

Por um momento cheguei a pensar que Luana e José tentariam mistificar o sujeito objeto do estudo, entretanto mostram justamente a dificuldade em se compreender e determinar a tênue divisão da interconexão espiritualidade, piscopatologia e construção social da loucura.

http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1679-44272006000100008&script=sci_arttext

Nenhum comentário: