segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mandelbrot Set

Falei da Teoria do Caos e de fractais em um post abaixo (Neurônios=Universo). Sempre que falo sobre isso fico com a impressão de que ninguem vai entender porra nenhuma do que to falando. As vezes fico com a impressão que até eu não to entendo porra nenhuma do que to falando. De fato não entendo muito do que eu to falando. Não sou matemático, nem físico, apenas um aficcionado pelas coisas. Portanto não me considero na obrigação de entender as coisas profundamente e de maneira sistemática. Faço meu esforço no sentido de formar uma opinião crítica e de apenas não entender as coisas de forma errada. Isso me basta. Não quero ser expert em caos e fractais. Quero apenas ter idéia do que isso é, representa e funciona. 

Hoje assitindo um debate da década de 70 no Youtube, (que depois eu posto aqui), com Carl Sagan, Sthepen Hawking e um outro cara que que não lembro o nome mas escreveu 2001 uma Odisséia no Espaço, encontrei esse outro vídeo que mostra a idéia do caos e a ordem das coisas atraves dos fractais. 

Aliás para entender melhor o que eu quero dizer vale ver estes dois posts aqui: 


Éssa representação se chama "Mandelbrot Set", é a representação mais conhecida e prática pra se entender o assunto. Segue o vídeo: 


 

Nenhum comentário: