quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Arte e Ciência

Esse vídeo fala sobre teoria das cordas.

Arte e ciência. Bacana esse vídeo. Demócrito na grécia antiga achou que se dividesse um objeto quantas vezes fosse possível, chegaria num ponto em que ele é finito. Entrentanto esse outro cara tenta provar o infinito. Nesse vídeo, tentando exemplificar a teoria das cordas ele divide fitas de papel inúmeras vezes mostrando que poderia dividir ela infinitamente.

E recebeu críticas, pois a teoria das cordas é mais complexa do que alguns tem capacidade de entender. Na teoria das cordas ou "supercordas", as cordas não são de papel. As cordas nessa teoria formam a matéria, entretanto não são essencialmente matéria. São antes de tudo ondas. Isso não se aplica em lagura ou extensão. É uma coisa muito mais complexa.

Logo depois, emputecido com as críticas de que a largura da fita uma hora determinaria o fim da extensão da corda fatiada, ele diz que sim, mas entretanto, um numero de zero na largura de uma corda, nunca pode ser alcançado.

Dezenas de centenas de anos e ainda se discute a finitude ou não do universo sem nenhuma prova efetiva de nenhuma das idéias. Perceba que o conceito de zero é tão abstrato quanto o conceito de infinito. Tem a ver com eternidade, que culturalmente tem relação com o desejo humano de vida eterna.

Assista o vídeo e tire as suas conclusões.



Nenhum comentário: