quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pensamento errado

Escrevi uma coisa esses dias que hoje me parece besteira (isso sempre acontece, por isso espero que não levem a sério as coisas que escrevo). Eu disse no post sobre "Pensamento" uma coisa que hoje parece equivocada e outra que tenho toda a razão. Conclui que a Ressonância Magnética Nuclear Funcional não era capaz de definir a essência do pensamento, que para isso era necessário alguma outra forma de observação do cérebro provavelmente através de irradiação de ondas de frenquências sub-atômicas. A partir disso postei o artigo do Dr. Carabajal. De certa forma isso está certo e errado ao mesmo tempo. A RNMf consegue, ao contrario do que eu afirmei, avaliar regiões cerebrais pequenas e particulares a cada indivíduo. Entretanto, no final do meu post eu afirmei que para se prever o que o sujeito estava pensando era necessário antes fazer um reconhecimento, uma relação da área cerebral ativada, com o pensamento correspondente. Isso é de fato verdadeiro e leva a conclusões importantíssimas. A região ativada durante um pensamento e particular a cada individuo. Isso mostra que cada pessoa pensa individualmente difierente de outras e que o homem, enquanto ser, não pode de fato ser comparado a uma máquina como faz a neurociência hoje. A região que é ativada no meu cérebro quando penso por exemplo “Sofá”, não é a mesma ativada por nenhuma outra pessoa no mundo quando pensa a mesma coisa. Essa conclusão também está nesse artigo da Scientif Amercian.
Segue o link da reportagem:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/voce_ve_o_que_eu_vejo__traduzindo_ondas.html

Nenhum comentário: