segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dr. Quantum


Saiu na folha de ontem: "Computador quântico quase pronto".

Daí voce me pergunta: Que diabos é um computador quantico?

Explico: Um computador quantico é um máquina que usa para guardar informação os elétrons e seus spins (rotação). Se você frequentou alguma aula de quimica no segundo grau provavelmente já ouviu falar disso, tem a ver com a tabela de Linus Paulin.

Bom, sendo objetivo: o computador convencional usa os bits para guardar informações, baseado no código binário, aberto ou fechado. Um byte corresponde a 8 bits, portanto, para se formar por exemplo o numero quatro são necessário 8 bits que se organizam da seguinte forma: "00001001" (onde 0 e fechado, não passa corrente, e 1 é aberto, passa corrente). Num computador quântico as informações são gravadas em elétrons que giram para a esquerda (aberto), para a direita (fechado) ou pasmem: "para os dois lados ao mesmo tempo". Como é que pode uma coisa dessas? Sinceramente ninguem até hoje conseguiu entender, e não vou ser eu que vou fazer isso pra poder explicar. Trata-se de uma propriedade da mecânica quantica que foi descrita pela primeira vez por um tal de Schordinger que colocou o gato dele dentro dessa maldita caixa (rs).

Segue abaixo dois videos interessantes e bem didáticos do Dr. Quantum pra quem quiser entender melhor essa coisa toda (ou ficar mais confuso ainda). O primeiro fala da dualidade onda partícula que é o mesmo conceito dos eletrons que expus acima. O segundo fala de universos multidimensionais.

Bom proveito!

Dr Quantum e o experimento da fenda dupla




Dr Quantum visita a planolândia



Nenhum comentário: