terça-feira, 12 de agosto de 2008

Sexo e Afeto

Estava eu no plantão de sábado muito sussa quando me aparece um cara pra se consultar com uma tosse. Diagnóstico: Pneumonia. Tudo normal não fosse por uma coisa que me acontece no final da consulta: Um amigo do paciente pede para ser consultado também.

O sujeito entra no consultório:

- Dr. Estou com um problema. Quando vou ao banheiro fazer o numero dois, me sangra e dói um bocado.
- Ha quanto tempo? – perguntei
- Ha bastante tempo já. Será que pode ser falta? – fazendo biquinho
- Não, não acredito que seja. – Respondi
- Sabe doutor. Quero um encaminhamento para o psiquiatra. Estou subindo pelas paredes. Tenho vontade de “dar” a toda hora. Fico mal pois ninguém quer me “comer”. Tem horas que acho que vou ficar louco. Estou perdendo o controle. Sabe que eu vi você passando e fiquei reparando no seu “montinho”.
Que diabo de montinho? Pensei. Eu aqui atendendo o cara com todo o profissionalismo que tenho, e ele fica dando em cima de mim essa bicha, pensei. Cheguei esse momento a realmente pensar que o cara tava dando em cima de mim. Logo depois me dei conta de que o que ele estava interessado mesmo era no tamanho do meu pau. Interessado em volume. Continuei com minha cara de analista:
- Tudo bem. Você vai ter de passar com a psiquiatra aqui do posto. Faço o encaminhamento agora mesmo.
Enquanto eu fazia a papelada do encaminhamento o cara continua:
- Sabe doutor, não quero namorar com ninguém, só quero sexo. Preciso tirar essa coisa de mim.
- Pra namorar é necessário gostar, não? - perguntei
- Lóóóssico. Mas eu só quero sexo. Só quero sentir "entrar". – responde a bichina
- Você separa as coisas? Sexo e Sentimento?
- Lóóózzzico doutor. São duas coisas diferentes e...
- Ta aqui seu encaminhamento. Até mais querido.

Consegui me livrar da bichinha mas ganhei o apelido de Doutor Montinho entre os colegas. Não que eu ache o apelido ruim. Fazer o que? Me resta filosofar sobre esse assunto.

Uma coisa me chamou bastante a atenção nesse sujeito. Essa dissociação de sexo e afeto. Desconfio que isso tem alguma coisa com a homossexualidade. Posso parecer careta mas entendo o sexo como uma relação de entrega, o ponto culminante ou final de uma relação de afeto. Aviso de antemão que não resumo o afeto a amor. Afeto é sentimento pelo outro, seja desejo, carinho, admiração e até amor.

Não sou homofóbico, mas não consigo, como um psicanalista conhecido meu e por uma questão de lógica, entender a homossexualidade fora de um contexto de perversão sexual.

Noto essa dissociação com muito mais freqüência nos humanos homo que nos heterossexuais. Um desejo por sexo só sexo. Um sexo egoísta, apenas para a realização de um impulso próprio, de uma libido represada.

Conversei hoje com o Zaca sobre histeria. A conclusão a que cheguei foi que essa dissociação, e ele concordou comigo, não tem um relação direta com a homossexualidade mas indireta. A relação direta dessa dissociação é na verdade com a histeria, já que nesta o sujeito tem a identidade frouxa, esburacada. Esta sim se relaciona fortemente com a homossexualidade.

Considero essa dissociação o primeiro passo para a perversão do sexo.

Só quer sentir entrar... Vá meter um rabanete na bunda!!!

Nenhum comentário: