segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Continuum X Momentuum

Aviso de antemão: para entender esse texto é necessário muita abstração. Se nesse momento nao tem essa capacidade, não leia agora!

Não acredito sinceramente que haja um momento delirante, um momento de rompimento com a realidade. Só consigo entender o universo sob a ótica de um continuum em sua totalidade. Sendo assim há uma progressão, um processo que leva ao rompimento total com a realidade e em seguida a exaltação, a atuação.

Em um universo em continuum, entende-se um perspectiva de progressão, um bom exemplo pra ilustrar isso é uma expansão. Uma colméia pode expandir seu universo. Expandindo suas ações no meio, no seu ambiente. Para isso é preciso evolução. Imagine as abelhas criando capacidade de voar a quilômetros por hora. Perceba a expansão que se cria em seu universo e no nível individual. Uma expansão que começa a se tornar inata nos decendentes dessa espécie. Imagine abelhas aprendendo a comunicar-se com outras espécies inteligentemente.

Nosso universo, como homo sapiens, é de certa forma limitado na capacidade que temos de vive-lo e entende-lo. Por isso todas as associações estão de certa formas corretas e de forma proporcionalmente menor, incorretas.

Tanto mais real o mundo nos parece, quanto menos psicóticos somos e vice-versa. Algumas drogas, substancias, podem alterar a forma com que entendemos e atuamos no mundo. Algumas expandem outras limitam nossas associações mentais. Com o uso de neurolépticos por algum tempo essas associações podem ser descontruídas, mas sempre se mantém um resquício. Sua base anterior que deu aquela estrutura psicótica, geralmente persiste. Aí persiste sempre o risco de recaída.

Nos casos de embriaguez por alcool ou cannabis por exemplo, que são estimulantes e proporcinam mais associações é bem provável que ocorram associações não compatíveis com a realidade comum. Essas associações são de certa forma difíceis de serem identificadas depois. Talvez por passarem algumas vezes despercebidas, deixam seu afeto que causa então uma neurose ou psicose e desaparecem da consciência.

Levando em conta que algumas pessoas são muito realistas, enquanto outras são muito psicóticas concluo que com algumas drogas que alteram seu psiquismo podem, se for um psicótico atuando muito, tomar um antipsicótico e resolver de certa forma sua atuação. Bem como isso, creio que algumas pessoas muito realistas, muito “apsicóticas” devessem talvez fazer usos de algumas outras drogas para serem um tanto mais psicóticas. Ajuda a viver. A finitude, o limite do continuum não é permanente, depende do momento e dos aspectos de vida, do ambiente do sujeito. Dá-se a psicose no momento em que o continuum momentâneo da cultura, da sociedade é rompido. Aí dá-se o delírio. A relidade depende do universo cultural. Do meio.

Nenhum comentário: